Administração - Quarta-feira, 01 de Novembro de 2023

Jundiaí do Sul leva projetos a Prêmio Nacional de Educação Trabalhos foram selecionados para o XIII Prêmio Ação Destaque, que acontece em Curitiba A rede municipal de ensino de Jundiaí do Sul teve três projetos aceitos para apreciação pela banca examinadora do XIII Prêmio Ação Destaque, um dos mais importantes do país na área de sistemas de ensino. Promovido pela Editora Opet com seus parceiros na área pública ? municípios que utilizam os materiais didáticos e recursos pedagógicos Sefe ? o Ação Destaque reconhece, divulga e premia os melhores projetos desenvolvidos por professores e gestores. De Jundiaí do Sul foram inscritos e aceitos os seguintes trabalhos: na Categoria 02 ? Educação Infantil (Coleção Entrelinhas para você! [4 e 5] e Coleção Feito Criança [4 e 5]), o do professor Vitorugo Sérgio Escaraber Selpa, ?A origem do café?; na Categoria 03 - Ensino Fundamental Anos Iniciais ? 1º ao 3º Ano (Coleções Caminhos e Vivências e Meu Ambiente), o da professoraMarcia Donizeti Pinto Conde, ?Órgãos dos Sentidos?; e, na Categoria 04 ? Ensino Fundamental Anos Iniciais? 4º e 5º ano (Coleções Caminhos e Vivências e Meu Ambiente), o da professora Rogéria dos Santos Fraga Rosa, ?O Tempo e a Identidade em Fragmentos?. Com a aprovação para leitura, os projetos ingressaram na etapa de avaliação, em que concorrem com os demais trabalhos aprovados em cada categoria. Ao todo, nas oito categorias contempladas pela Ação Destaque, estão sendo apreciados 493 trabalhos de 65 municípios das cinco regiões do país (confira a lista completa aqui). A partir da leitura e análise pelos pareceristas, nas próximas semanas a Editora vai divulgar os projetos finalistas. Seus autores virão a Curitiba para apresentar os trabalhos na etapa final do Ação Destaque, que acontece dentro do XI Seminário de Gestores Municipais, de 20 a 22 de novembro. Recorde de trabalhos ? ?Neste ano, chegamos a 493 projetos inscritos. O número é cerca de 30% maior, por exemplo, que o dos trabalhos aceitos para leitura na edição do ano passado?, observa Cliciane Élen Augusto, gerente pedagógica da Editora Opet e organizadora do Prêmio Ação Destaque. E o que isso significa? ?Significa engajamento dos nossos professores e gestores parceiros e, com certeza, engajamento das redes municipais, que incentivaram seus profissionais a se inscrever e a mostrar seu talento?, avalia Cliciane. Satisfação ? Para a diretora do departamento municipal de Educação, Rose Andrade, a presença dos três projetos na etapa inicial do Prêmio Ação Destaque marca uma vitória da educação pública local. ?Estamos levando ao Ação Destaque projetos muito bem feitos, intencionados, inspiradores e comótimos resultados em relação à aprendizagem?, observa. ?Assim, gostaríamos de parabenizar os professores Marcia, Rogéria e Vitorugo. Saibam que vocês já são vitoriosos!?.