08:00 às 12:00 - 13:00 às 17:00

Administração - Quarta-feira, 01 de Novembro de 2023

Curso: Preparo de Pizza

Preparo de Pizza Inscrições: Departamento Municipal de Assistência Social Horário: 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas Data: de 02/05/2023 a 12/05/2023 Objetivo: Desenvolver o preparo de massas, molhos e coberturas de pizzas. Conteúdo Programático: - Uso de Equipamentos de Proteção Individual e boas práticas na manipulação em serviços de alimentação quanto a higiene pessoal, ambiental, equipamentos, móveis, utensílios de trabalho e insumos (recebimento, armazenamento, pré-preparo, preparo, resfriamento, envase e distribuição), também com aplicabilidade no congelamento. Riscos de contaminação cruzada e descarte de resíduos. - Princípios da sustentabilidade na gestão de recursos, produtos e ingredientes. - Aproveitamento integral dos alimentos: conceito e aplicabilidade. - Massas: insumos (farinha branca e integral, fermentos, gorduras e ingredientes), pré-preparo e preparo; diferentes formatos de pizzas e uso da massa (focaccia, corneccione, pizzas doces, bordas diversas, entre outros). - Técnicas de padronização: manipulação de massa fresca e pré-assada. - Técnicas de pré-preparo de pizzas e derivados. - Molhos e coberturas: insumos (ervas, queijos, molhos, proteínas, vegetais, conservas, entre outros), pré-preparo e preparo. - Técnicas de cocção: conceito e aplicabilidade. - Técnicas de montagem e finalização de pizzas e derivados doces e salgadas. - Finalização e apresentação de pizzas doces e salgadas. Habilidades: - Utilizar as boas práticas na manipulação em serviços de alimentação. - Organizar e manusear materiais, produtos, equipamentos e utensílios. - Interpretar fichas técnicas de produção. - Utilizar técnicas de preparo de massas, molhos e coberturas de pizzas. - Aplicar as técnicas de finalização e apresentação das produções gastronômicas. Informações Gerais: · Período de Realização: 15/05/2023 à 19/05/2023 · Horário de Realização: 08h às 11h | Segunda à sexta-feira · Data Limite para Inscrições: 12/05/2023 · Total de Vagas: 15 Quais os requisitos para participar? · Idade mínima de 16 anos · 5° ano do Ensino Fundamental · Renda por pessoa na família de até 2 salários-mínimos (mínimo federal) As aulas serão no formato presencial.